Pluma Press / Divulgação.

Tenho uma simpatia enorme pelo Fate, ainda que não tenha tido a chance de jogar ou narrar nesse sistema – por enquanto! – e uma das coisas mais bacanas em torno dele são os cenários lançados pela sua editora, a Evil Hat. Por meio de financiamento contínuo no Patreon, os criadores mantêm uma comunidade bem forte e discutem diversas possibilidades de cenários e histórias que podem vir a ser publicadas ao longo da campanha. Essas edições costumam ter por volta de 60 páginas, e são cenários-aventuras completos, muitas vezes com regras específicas derivadas do sistema básico: os chamados Fate Worlds. Há mais de 30 deles, e um é mais interessante que o outro.

Para quem não conhece, o Fate é um sistema de RPG genérico, bastante voltado aos aspectos narrativos, no qual os personagens são sempre o centro máximo das atenções: são pró-ativos, capazes e constantemente desafiados pelas aventuras nas quais se arriscam. Uma das coisas mais incríveis é que o sistema é open source, ou seja, todo seu conteúdo está disponível gratuitamente, inclusive para ser reutilizado de forma comercial por outras pessoas.

Em Nest, os personagens são pessoas que foram transportadas a mundos mágicos na infância, e se esqueceram disso quando adultas. Até que recebem um chamado.

No Brasil, Fate foi traduzido e publicado pela Solar Entretenimento. Além do sistema básico, há diversos suplementos de regras que ajudam a formar cenários mais específicos, tornar as coisas mais simples ou mais complexas e personalizar tudo ao gosto do seu grupo de jogo.

Em inglês há uma versão completa de tudo o que saiu até então e que se encaixa em conteúdo aberto, desde livros básicos a cenários publicados por outras pessoas. Ela foi compilada por Randy Oest e você pode conferi-la aqui. No Brasil, o documento de referência do sistema está aos poucos sendo abastecido com as informações complementares, mas todas as regras básicas também podem ser acessadas por aqui, numa iniciativa do Coletivo Solar e do Fábio Silva.

O Fábio, aliás, é quem está por trás da vinda dos Fate Worlds para o Brasil, por meio da sua editora, a Pluma Press. A coleção de cenários vem pra cá com o nome de Mundos de Aventura, e a proposta é que essas publicações sejam realizadas aos poucos, por meio de financiamento coletivo no Catarse.

Mestres de Umdaar é um tributo aos desenhos animados dos anos 1980, como He-Man, Thundercats e She-Ra: os jogadores interpretam arqueonautas, pessoas que exploram o mundo em busca de relíquias tecnológicas de uma civilização perdida.

Assim como a edição da Evil Hat, a Pluma mantém os preços dos cenários acessíveis, com um bônus: 10% do valor total do financiamento é dedicado à ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá (PR).

No primeiro financiamento dos Mundos de Aventura, temos os cenários Nest, Mestres de Umdaar e Boa Vizinhança. Com um apoio de R$ 10, você leva a versão digital dos três cenários, em PDF, EPUB e MOBI. Cada livro impresso, separadamente, sai por R$ 32, e por R$ 90 o pacote com os três, mais suas versões digitais.

Boa Vizinhança propõe aos jogadores interpretar dois personagens: um humano e uma fada. Ambos têm que lidar com o fato de serem vizinhos em Still Hollow, uma cidade em constante transformação.

O financiamento começa nessa quarta, dia 21, às 8 h da manhã (Horário de Brasília). Para aproveitar a promoção das primeiras 24 h, acessa aí: Mundos de Aventura — Fate Básico e Fate Acelerado!

Em breve a gente volta com mais Fate por aqui. Até lá!