D&D: Resumo de Ações de Combate
A quinta edição de D&D gira em torno de uma economia de ações bem sólida, quando se trata de combate — saber o que você consegue ou vai fazer no próximo turno pode fazer uma diferença enorme!
Quando se lida com tantas possibilidades, é comum surgir uma breve confusão entre as opções de ação presentes no Player’s Handbook — Livro do Jogador, especialmente se você começou no D&D há pouco tempo ou se só é meio cabeça de vento e vive esquecendo as coisas, mesmo.
E pra não ficar o tempo todo consultando o livro, nada melhor que um resumo! Tem diversos folhetos com anotações mil que rondam a internet desde o lançamento da quinta edição, e me baseei em um bem conhecido para elaborar uma versão em português, agora que temos os termos oficiais estabelecidos pela edição da Galápagos.
Nesse resumo você encontra:
- Estrutura do combate
- O que se pode fazer em um turno
- Custos de movimento
- Efeitos ambientais
- Ações de combate e variações da ação de ataque
- Cálculo de ataque, dano e tipos de dano
- Resumo das condições
- Regras de exaustão
Fiz o possível para que o texto ficasse claro e que coubesse todo em uma página só — esse folheto não substitui o livro de forma alguma, apesar de acelerar a consulta, então na dúvida consulte as regras no material oficial!
Essa é a versão mais recente do arquivo, e pretendo melhorá-la sempre que possível. Se encontrar alguma coisa fora do lugar, ou ache que algo esteja sobrando ou faltando, me avisa! No mais, boa diversão! 😀
Atualização: versão 1.1 (27/06/2020)
Pouco depois de ter divulgado o material recebi algumas correções e alterei o arquivo:
- Corrigida a seção Movimento, que mostrava informações pré-errata do Livro do Jogador.
- A seção Ataque Duplo dizia que “o segundo ataque não tem nenhum modificador”, e foi reescrita para informar que esse ataque não tem modificador de atributo, a não ser que este seja negativo.
Atualização: versão 1.2 (28/06/2020)
- Pequenas melhorias no texto e na diagramação.
- Remoção de “usar poção” na descrição de Usar Objeto: essa ação não inclui a ativação de itens mágicos, que exigem uma ação específica — o que significa que um ladino não pode usar sua característica Mão Leve para beber uma poção.
- Adição de “Espremer-se” em Movimento.
- Adição da opção de estender os braços em Salto.
- Adição de “Você tem vantagem em salvaguardas de Destreza” em Esquivar.
Atualização: versão 1.3 (01/08/2021)
- Correção em Ataque Duplo para indicar que o modificador de atributo não é usado no dano (antes não era especificado, dando a entender que não era usado no ataque).
Caso veja algum outro erro que passou, me avise aqui nos comentários! Vou deixar sempre a última versão, corrigida, disponível para baixar. 🙂
Bruno Müller
14 Comments
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Sobre este Site
Uma batalha contra vermes vorazes à beira de um precipício. Um calendário de vinte meses de cinco dias. A livraria mais nova do bairro dos perdidos, cheia de livros jamais escritos. Ossos, runas e cartas que dizem o seu futuro. Um comentário sobre a aventura da semana passada. Uma ode às ferramentas e aos ossos do ofício. Encontros. Aleatórios.
ME AJUDOU SUPER ESSA FICHA. RECOMENDO!
Tá aí o grupo de controle que não me deixa mentir XD
Muito Obrigada por compartilhar, estou aprendendo a jogar e vai me ajudar muito^^
Ah, que bom que pode te ajudar, Lilian! Acabei de atualizar depois de corrigir alguns erros, então dê uma olhada quando puder! 🙂
Oi Bruno, muito bacana esse resumão.
Eu só faria uma modificação no texto do Ataque Duplo, “O segundo ataque não tem nenhum modificador” pode levar à interpretação que não há modificadores na jogada de ataque. O que não é aplicado é modificador positivo no dano, apenas o negativo. O estilo de luta Combate com Duas Armas permite aplicar o modificador positivo.
Oi, Bruno!
Eu acho que atualizei o artigo meio que ao mesmo tempo que você comentou aqui. Eu tinha acabado de corrigir isso! Hahaha! De qualquer forma, obrigado! 😀
Como isso ficou parecido com uma parte de um escudo do mestre, façam com outros tipos de regras ou auxílios pra mestre. Gostei muito!
Oi, Fabrício,
Obrigado! Temos algumas ideias de acessórios para quem mestra, também, mas ainda em elaboração. Talvez ainda demore um pouquinho para postar, mas fica atento que qualquer hora aparece por aqui! 🙂
Muita bacana o documento!
No entanto, tem um erro na parte de Usar Objeto: beber uma poção não é usar objeto – é uma ação chamada “Ativar Item Mágico” – ladinos do arquétipo ladrão não conseguem beber poções como ação bônus por causa dessa distinção. Mais detalhes na pág. 144 do Dungeon Master’s Guide. Esse trecho do Sage Advice Compendium explica também: https://www.dndbeyond.com/sources/sac/sage-advice-compendium#SA048
Abraço!
Oi, Rodrigo!
Acho que é uma daquelas coisas que a gente acostuma de outras edições e acabou passando, hehe. Também nem pensei em checar o Livro do Mestre, por estar incluindo apenas informações do Livro do Jogador. Vou remover isso na próxima versão.
Obrigado por avisar e mandar a referência!
Muito bom! Tava procurando algo assim a tempos…
Nossa, que sensacional, grande trabalho!!!! Ajudou demais *o*
Eu quero agradecer, esse resumo é extraordinário e me ajudou a iniciar meus amigos no universo do D&D, usando apenas ele consegui fazer as primeiras sessões e aos pouco introduzir as regras mais avançadas.
Poxa, que legal saber disso!
Esse resumo surgiu da necessidade de faciitar a explicação das regras básicas para os membros do nosso grupo de jogo aqui durante a pandemia, onde não tínhamos contato próximo. É muito bom saber que outras pessoas também estão se beneficiando dele em outros contextos e podendo usar para introduzir mais pessoas ao RPG.
Obrigado pelo retorno! 😀
Estamos meio parados por aqui, mas espero que também goste dos outros conteúdos do site!