Recentemente começamos a jogar 7º Mar (a segunda edição, que saiu no Brasil pela New Order), e apesar de achar o livro lindíssimo, me senti… frustrado, pra dizer o mínimo, quando vi a ficha de personagem. Além dela não ser muito inspirada, senti falta de ter espaços para recursos e marcadores que são referenciados no jogo com bastante frequência, e acho que faltou uma diagramação um pouquinho mais carinhosa.

O design original da ficha de personagem de 7º Mar.

Desde que eu vi essa Espiral da Morte pela primeira vez pensei “olha… dá pra ser mais bonitinho”. Isso deve fazer mais de um ano, mas só agora que começamos a jogar é que resolvi trabalhar nisso, motivado por uma grande pesquisa muito séria e embasada no Twitter. Acho que além da remodelada o principal foi incluir Pontos Heroicos, Pontos de Fortuna e Corrupção (sério, não faz sentido isso não estar na original!). Coloquei “data de criação” por preferência pessoal: gosto de ter isso registrado. Também deixei o campo do nome do personagem tomando quase o cabeçalho inteiro porque… bem, castilhanos precisam. Não tentei fazer uma ficha muito estilizada; ela é pra ser mais prática do que temática, mas coloquei aqui e ali algum ornamento para não ficar tão crua.

Minha versão da ficha. Eu *preciso* de um espacinho para colocar o retrato do meu pirata.

Já que estava com a mão na massa, fiz duas versões: uma de uma página, mais simples e essencial (na figura acima), e outra frente e verso, com espaços para outras informações. E… me empolguei porque acho que aprendi a brincar de PDF, então também fiz versões editáveis das duas — e com os campos formatáveis, então dá pra colocar negrito, itálico etc e facilitar a organização. E pronto. E como eu estava frustrado a ponto de fazer uma ficha nova pro meu grupo usar, por que não colocar no site pra todo mundo? Taí:

Como é a primeiríssima versão, eventualmente vou fazer ajustes, então todo comentário aqui no site ajuda! Vou deixar sempre a última revisão disponível nos links. 🙂