Criado por Neel Krishnaswami em 2003 e popularizado pela comunidade de jogadores de RPG ao redor do mundo, Lexicon é um jogo narrativo jogado on-line com o uso de plataformas Wiki. Os participantes assumem o papel de estudiosos que escrevem sobre a história, geografia, geopolítica e outros temas, de um período, acontecimento ou cenário fictício. Cada um desses estudiosos possui traços de personalidade que devem influenciar em sua visão sobre os fatos que irão descrever. Além disso, os estudiosos colaboram com seus semelhantes – outros jogadores – na criação de uma enciclopédia que descreve o que foi proposto para o jogo (geralmente, um cenário fantástico).

No decorrer do Lexicon, os jogadores descreverão lugares, acontecimentos, objetos e personagens, levando em consideração as características que foram definidas para o mundo anteriormente, dando continuidade ao desenvolvimento do cenário. É interessante, antes de começar, que um dos jogadores possa atuar como mediador, e auxilie a estabelecer o tema geral desse mundo: “Que tal um mundo pós-apocalíptico onde os pinguins da Antártida se tornaram deuses e a humanidade sacrifica focas em sua homenagem” ou “Vamos de fantasia feijão com arroz, gente?”. Essa conversa pode ser aberta para todo o grupo, claro, mas ter uma pessoa de referência pode ajudar a colocar o ponto final em discussões.

O jogo tem duração de 26 turnos, um para cada letra do alfabeto. No primeiro turno, cada jogador escreve um artigo para a letra A. Ele decide o nome do artigo e em seguida escreve um texto curto, de 150 a 300 palavras, sobre o assunto. Ao final do artigo, ele assina com seu nome e faz citações para outros dois artigos da enciclopédia. Essas serão citações fantasmas – seus nomes existem, mas seus conteúdos serão preenchidos apenas no turno adequado. Nenhuma letra pode possuir mais artigos que o número de jogadores, então nenhuma citação feita no primeiro turno poderá começar com A.

No segundo e nos demais turnos, os jogadores continuam escrevendo artigos para as letras B, C, D e assim por diante. Entretanto, eles precisam agora fazer 3 citações. Uma deve fazer referência a um artigo já escrito, e as outras duas serão novamente citações fantasmas (que não poderão começar com letras cujos turnos já foram jogados). Nos 25º e 26º turnos, cada jogador deverá criar uma e nenhuma citação fantasma, respectivamente, já que de outra forma não haverá artigos suficientes. É um pecado acadêmico citar algo escrito por você mesmo, e isso nunca poderá ser feito. Isso faz com que os jogadores tenham de entrelaçar seus artigos e dependam dos fatos citados pelos outros.

Apesar de cada estudioso considerar os outros como inferiores ou limitados, eles são pesquisadores honestos. Não importa quão estreita suas interpretações possam ser, seus fatos são tão precisos quanto a pesquisa histórica permite. Então quando um jogador citar um artigo já escrito, ele deve tomar seu conteúdo como verdadeiro (ainda que possa argumentar ferozmente quanto sua interpretação e introduzir novos fatos que a obscureçam.) O jogador pode solicitar o direito de escrever sobre uma citação fantasma que esteja presente no turno corrente, ou no próximo. Aquele que solicitar primeiro, ganha. Não é permitido solicitar o direito de escrever sobre uma citação fantasma que esteja mais de um turno a frente.

Cada estudioso pertencerá ao mesmo jogador durante toda a duração do jogo. O jogador será encorajado a escrever com uma voz própria e distinta, de acordo com seu personagem. Os jogadores não poderão trocar de personagem uma vez que o jogo comece – há inúmeras outras técnicas para variar o estilo de escrita sem sacrificar a continuidade do personagem. Obviamente, os jogadores devem conversar e resolver quaisquer dilemas que apareçam no decorrer do Lexicon.

Uma partida de Lexicon – ou seja, seus 26 turnos – não tem uma duração exata, mas seu criador recomenda que cada enciclopédia demore cerca de um mês. Assim, fica mais ou menos uma entrada escrita por dia de jogo.

Resumindo:

  • Os jogadores criam seus eruditos (basicamente, um nome e uma personalidade).
  • O jogo se desenrola por 26 turnos, um para cada letra do alfabeto.
  • No primeiro turno, da letra A, cada jogador escrever um artigo, e nele cita nominalmente outros dois, cujos nomes devem começar com outras letras do alfabeto.
  • Nos turnos subsequentes, cada jogador escolhe um dos nomes que tenham sido criados, e escreve sobre eles. Caso não haja nenhuma citação para ser descrita, um novo artigo referente à letra daquele turno é criado.
    • Nesses artigos, o jogador cria duas novas citações-fantasma, de letras dos próximos turnos, e obrigatoriamente faz referência a algum artigo que já tenha sido criado nos turnos anteriores.
  • No 25º turno, os jogadores criam apenas uma citação-fantasma, e no 26º, nenhuma.
  • Jogadores não podem escrever artigos cujos nomes tenham sido criados por eles próprios (a menos que algum deles fique sobrando no momento em que todos estão escolhendo).

Algumas diretrizes:

  • Mantenha seu personagem durante todo o Lexicon.
  • Nunca cite seus próprios artigos.
  • Escreva exatamente um artigo por letra, nunca avançando antes de o turno ser encerrado.

Mesmo que o jogo tenha sido criado para “rodar” em plataformas wiki – com os jogadores conversando via outros canais – é perfeitamente possível adequá-lo para sessões ao vivo, usando caneta e papel, ainda que uma caixinha-fichário com divisórias de letras deixa tudo muito mais organizado. Caso jogue por wiki, você pode criar uma gratuitamente na Wikia.

Depois de terminar o último turno, o grupo tem uma enciclopédia completa sobre um mundo inteiro! Baseado na conversa inicial, você pode definir o escopo total do projeto: falar apenas de um país, de um continente, de um planeta ou até de sistemas planetários. Esse documento de referência pode então ser trabalhado posteriormente, expandido e usado para jogos, como cenário de RPGs, outros jogos narrativos ou simplesmente pano de fundo para contos e outros textos.